A reintrodução de fauna é uma ferramenta que permite restabelecer populações de animais que foram extintas pelas ações humanas. Muitas espécies somente voltaram aos locais de ocorrência natural graças as estas ações. 

O exemplo brasileiro mais emblemático foi realizado pela AMLD com o mico-leão-dourado, que estava quase extinto na década de 80 e após um grande programa de conservação integrada, envolvendo reintrodução a partir de animais nascidos em zoológicos ao redor do mundo, a espécie foi restabelecida nas florestas do Rio de Janeiro. 

A ONU estabeleceu que a próxima década será dedicada a restauração da biodiversidade, estimulando ações ao redor do planeta para restabelecer a biodiversidade perdida pela ação humana. Neste panorama a reintrodução de espécies extintas localmente e/ou criticamente ameaçadas assume um papel de destaque e importância estratégica. As espécies mantidas sob cuidados humanos e reproduzidas dentro do RioZoo e AquaRio devem estar alinhadas com esse objetivo.

O Grupo Cataratas vem atuando na reintrodução de espécies silvestres extintas em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também em outras partes do Brasil.

Fechar Menu