MANGUEZAIS DA GUANABARA

MANGUEZAIS DA GUANABARA

Além de ter em seu entorno diversas cidades, a Baía de Guanabara possui uma grande área de manguezais, com a presença de riquíssima biodiversidade animal que depende desse ecossistema. Os manguezais, além de serem conhecidos como berçários naturais de diversas espécies, são locais de extrema importância apresentando maior eficiência no sequestro e fixação do gás carbônico que as florestas tropicais, por exemplo.

Acreditamos que a chave para o sucesso para a conservação deste ecossistema está na mobilização popular e parcerias efetivas, sendo assim, um dos maiores objetivos desse projeto é unir força com Unidades de Conservação do entorno, poder público, instituições de pesquisa e organizações locais na finalidade de sensibilizar a população e promover ações para a restauração e conservação de áreas de manguezais da Baía de Guanabara.

As atividades do projeto incluem, por exemplo, a adoção e plantio de mudas em áreas selecionadas dos manguezais, com a realização de mutirões de limpeza, buscando o engajamento da comunidade.  

Na linha de atuação com o turismo sustentável nossas parcerias terão foco na divulgação de iniciativas e projetos de turismo local, com ênfase nos programas de base comunitária, para que a sociedade em geral tenha acesso e conhecimento da importância desse ecossistema, bem como de suas belezas naturais e riqueza cultural.

Em consonância a estas atividades, na linha de pesquisa científica, haverá reprodução e conservação de espécies e reintrodução da fauna nativa extinta, atrelada à divulgação científica do conhecimento produzido.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Fechar Menu