EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO

EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO

Educação para Conservação em Aquários e Zoológicos
A cultura da conservação como hábito indispensável para esta e as futuras gerações

Frente aos diversos problemas ambientais causados e potencializados por ações humanas como o desmatamento, a caça ilegal, o tráfico de animais silvestres, a introdução de espécies exóticas e a utilização desenfreada de recursos naturais, graves consequências como o aquecimento global acelerado, a redução de habitats e a extinção de espécies trazem à tona desafios para deter e reverter os resultados de tais ações.  

É necessário que façamos um esforço coletivo e intenso, para que todos entendam o impacto de suas escolhas sobre o equilíbrio da natureza e a saúde da nossa própria espécie. A conservação é um acordo social para garantir as condições que tornam possível a vida em um território.

Embora seja frequente o debate sobre a importância do desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, ainda há muito o que fazer para que se estabeleça uma cultura sobre o assunto a tal ponto que esteja incorporado no cotidiano da sociedade. A principal aliada para a propagação dessa cultura é a Educação, pois o conhecimento é um ato potente para estabelecer a preocupação com a sustentabilidade, gerando mudanças de hábitos que protejam os ecossistemas, ressignificando a relação humana com a natureza.

Os aquários e zoológicos são instituições de extrema importância neste processo, pois além de contribuírem para a perpetuação de diversas espécies, apoiando e promovendo pesquisas para a conservação, atuam como valiosos espaços de Educação para Conservação, conectando seus visitantes com a natureza, os colocando frente a frente com os problemas e soluções para a restauração da biodiversidade.

No AquaRio e no RioZoo temos a Educação como uma de nossas principais missões, trabalhamos fortemente elaborando estratégias para sensibilizar os nossos visitantes sobre a conservação dos ecossistemas ameaçados e a valorização do patrimônio natural brasileiro. Aproveitamos o privilégio da presença dos animais, que são verdadeiros embaixadores da biodiversidade, e atuamos através de um Programa Educativo, em que realizamos diferentes atividades e ações que visam proporcionar experiências inesquecíveis e transformadoras, provocando o pensamento crítico e engajamento para a conservação, levando as pessoas a assumirem práticas sustentáveis e o respeito à vida. De forma que cultura da conservação da biodiversidade não seja apenas um dever, e sim um hábito indispensável para esta e as futuras gerações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp