NORONHA ECOEFICIENTE

NORONHA ECOEFICIENTE

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha abrange cerca de 70% da área da ilha principal e as demais ilhas secundárias que compõe o arquipélago, representando a conservação de uma rica biodiversidade e paisagens paradisíacas. Em 2001, o Parque foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, trazendo a responsabilidade pela conservação deste espaço obrigatória e de responsabilidade de toda a sociedade.

Nos últimos anos, o crescimento populacional, que elevou consideravelmente o número de habitantes, e o aumento notável do fluxo de turistas na ilha vêm exigindo demandas infra estruturais que atualmente a ilha não é possui. Não obstante, a complexa logística e o alto custo de frete para a ilha, dificultou o desenvolvimento de tecnologias nesta área, o que direta e indiretamente acabam gerando impactos ambientais e sociais ao arquipélago.

Atualmente, 90% do abastecimento energético da ilha é feito por uma usina termoelétrica a partir da queima de Diesel, representando a queima de cerca de 15.000 L de óleo por dia.

O abastecimento de água na ilha e o saneamento também são questões que geram forte impacto ambiental. Por não ter nenhuma fonte perene de água doce, o fornecimento de água na ilha é feito em sua maior parte pelo processo de dessalinização da água do mar, que além de ser um processo antigo e caro, demanda alto consumo de energia. Já o saneamento é um dos tópicos de maior potencial de degradação ambiental. Cerca de 40% da ilha ainda não é atendida por rede coletora de esgoto.

Neste sentido, o Projeto Noronha Ecoeficiente tem como propósito a conscientização através da inovação tecnológica, demonstrando, na prática, que conseguimos propor cenários de maior eficiência ecológica urbana.

Inicialmente o projeto pretende trabalhar a construção e/ou adaptação de residências com tecnologias sustentáveis que promovam a otimização na utilização de recursos naturais, criando protótipos que poderão ser replicados na tentativa de reduzir de maneira significativa os impactos ambientais e melhorar da qualidade de vida da população local.  

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Fechar Menu