CAVALGADA HISTÓRICA SANTOS DUMONT

CAVALGADA HISTÓRICA SANTOS DUMONT

O nome escolhido para a Cavalgada é uma homenagem a Santos Dumont, que em 1916 percorreu a estrada Velha de Guarapuava margeando o atual limite do Parque Nacional do Iguaçu para levar uma carta ao então governador da Província do Paraná. O feito do brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e proteção da rica biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a àrea, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento da região.

Percurso

São percorridas estradas rurais lindeiras, ou seja, que seguem o entorno do Rio Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu e atrativos rurais locais como Balneários e Agroindústrias. A cada ano, uma cidade lindeira é selecionada para receber o evento. De acordo com a cidade escolhida, são convidadas instituições para auxiliar em sua organização. Nesta última edição que comemorou os 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu e rumo aos 60 anos do CTG Sentinela da Fronteira, a Cavalgada contou com a parceria do CTG Sentinela da Fronteira, Cataratas do Iguaçu S/A, Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, SOS Mata Atlântica e Prefeitura Municipal de Capanema.

Objetivos

Aproximação da comunidade local com demais parceiros envolvidos (gestores, entidades e prefeituras) a fim de discutir questões ambientais de grande relevância atual, importância da Unidade de Conservação para a comunidade e divulgar roteiros turísticos regionais desenvolvidos por municípios paranaenses.

Além de permitir a interação dos participantes com a natureza, a programação da Cavalgada foi pensada para possibilitar aos participantes um resgate a GASTRONOMIA e CULTURA regional. Por isso, em cada parada os participantes terão a oportunidade de provar pratos típicos da região e assistir a apresentações de música regional.

Parceiros: CTG Sentinela da Fronteira, Cataratas do Iguaçu S/A, Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, SOS Mata Atlântica e Prefeitura Municipal de Capanema.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp