A biotecnologia é uma importante ferramenta que pode ser utilizada na conservação da biodiversidade. Seu uso está relacionado a técnicas de reprodução assistida, estudos de genética molecular e na compreensão dos desafios na manutenção a longo prazo de populações viáveis do ponto de vista genético e demográfica.

Sua aplicação nos programas tradicionais de conservação vem crescendo ao longo dos últimos anos, muitas espécies têm sua diversidade genética armazenada em grandes biobancos, sendo possível a partir do emprego de biotecnologia utilizar este acervo em programas que visam contribuir na reprodução e na compreensão destas espécies.

Para as espécies criticamente ameaçadas, a biotecnologia pode ser a única ferramenta capaz de alterar a perspectiva de sua extinção. Técnicas como fertilização in vitro, transferência de embriões, inseminação artificial são apenas algumas aplicações da biotecnologia no manejo e cuidados de animais em zoos e aquários. 

O Grupo Cataratas atua em 2 grandes projetos, o primeiro voltar para a Onça-pintada e o segundo para as Girafas. Os resultados desses projetos serão de suma importância para garantir o futuro das espécies no Brasil e em ações de conservação integrada.